quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Geração Tio Patinhas - 1ª Parte

Regresso ao Eldorado nº 02

Nos finais dos anos 70 e durante toda a década de 80, este vosso escriba foi grande consumidor de... revistas de Walt Disney. Poderia desde já conseguir maior nível de notoriedade para este blogue se tivesse escrito "grande consumidor de cannabis", mas não.

Grande parte dos meus conhecimentos de infância e depois de adolescência - exceptuando aqueles relacionados com o sexo, tabuadas e fazer recados - foram bebidos com sofreguidão de revistas em quadradinhos, em especial, "revistas do Tio Patinhas", expressão pela qual também eram conhecidas.

Sim, a escola foi foi importante, mas as aventuras do Mickey, do Pateta, do Tio Patinhas, Donald e sobrinhos foram-no mais. Até para parte dos meus primos que aprendeu a ler comigo de tão divertida cartilha, sem esquecer o meu irmão e espero que em breve o filho dele que, por incrível coincidência, é meu sobrinho.

O vício por estas revistas era tão grande, que cheguei a roubar para as ter e isto é mesmo verdade, sr. director da Polícia Judiciária.

Aconteceu no início dos anos 80, na papelaria que chegou a ser daquele que é hoje Presidente da Junta de Freguesia do Pinhal Novo, sendo que ele e a família ainda são meus primos não sei em que graus porque não trouxe para aqui o termómetro.

A revista em causa era um Disney Especial "Os Sortudos", mas que não me trouxe grande sorte porque fui apanhado com o produto do roubo ao passar a linha que cruza o Pinhal Novo.
Pior foi depois cruzar-me com os meus pais, que lá me compraram a revista.

Histórias como esta, poderá lê-las na rubrica "O Pequeno Johnny", aqui neste "Regresso ao Eldorado".

Sobre o "Mundo Maravilhoso de Walt Disney" e sobre a "Geração Tio Patinhas" falarei mais à frente noutras postagens, até porque este... umm... tema, foi um dos responsáveis pela criação deste blogue.

Convenhamos que me poderia ter dado para pior se, por exemplo, regressasse à blogosfera com um blogue sobre "Política Orçamental Albanesa" ou um sobre "Como Aproveitar o Caroço das Azeitonas na Floricultura".
Como se vê, não foi o caso.

9 comentários:

Unknown disse...

Confesso que ainda estou para ver o que vai sair daqui. Isto anda tudo muito mudado...

Porquê que o El Dorado vai acabar, aliás, porquê que tem os dias contados?
E porquê este regresso sem que o outro tenha acabado?
O tema será Disney, só porque tinhas a febre do tio Patinhas? Tudo assim neste tom de azul, porquê que queres mandar toda a gente embora?
E os teus conhecimentos de sexo não passaram pelo Pato Donald e pela Margarida? Então e o Mickey e a Minnie não ajudaram nada?
O quê que se passou contigo????

Estou tão confusa!

João Paulo Cardoso disse...

Susana:
Gosto de fingir que ninguém sabe que este blogue existe.

Oficialmente, ele só será inaugurado a 10 de Maio, por isso, até lá, o outro "Eldorado" continua.

Quanto a "este", obviamente que a temática Disney é só uma pequena parte deste novo mundo, mas até poderia dar um blogue inteiro, porque não?

Em relação aos meus conhecimentos sexuais, os poucos que tenho não passaram efectivamente pelo Pato Donald e pela Margarida, nem por outros patos.
Digamos que andava "empatado" com outras coisas.

Conto contigo para seres uma das indefectíveis deste novo blogue.
Beijos.

Huckleberry Friend disse...

E conta também comigo, que hoje aqui me estreio. A primeira entrada do novo blogue não me podia ter caído melhor. Também fui um ávido consumidor de "livros do Patinhas" - designação que, na minha família, sempre servio para etiquetar todas revistas da Disney, fossem as dos "patos" ou as dos "ratos", universos que só raramente se cruzavam (prefiro o dos "patos").

Era o Disney Especial (os isto, os aquilo), os almanaques, os Hiper Disney (mais recentes, com muito desenho italiano)... primeiro em português do Brasil, depois no nosso (com menos graça). Há histórias que sei de cor - as comparações entre as fortunas de Patinhas e MacMônei, as sortes e azares de Gastão e Donald, as reportagens d'A Patada, com o trapalhão Peninha, o Tico e o Teco a azucrinar a vida ao Donald, os escoteiros-mirins, etc e tal.

Era tal a paixão no meu clã que uma tia tinha uma prateleira ao lado da retrete com revistas Disney, para os mais demorados. E elas por continuam por ali e por outras casas de tios e primos. De vez em quando, pego-lhes e dou umas boas gargalhadas, mas também me comovo... enfim, já vai longo o comentário. Só para rematar, se O Eldorado está na lista para ser um dos próximos "Blogues à sexta" do codornizes, este regresso também fica já catrapiscado para futuras edições. Abraços e parabéns!

PS: A propósito do que (não) se aprende sobre sexo com as revistas Disney: Mickey vai ter com Walt Disney e diz: "Walt, I wanna divorce Minnie"
Walt: Mickey, are you fucking crazy?
Mickey: No, I'm fucking Daisy!

João Paulo Cardoso disse...

Huckleberry Friend:
Um comentário tão rico como o teu dava um post!

Parece que é imensa e discreta a confraria dos amigos Disney.
Foi algo que nos marcou há duas décadas e que apenas tem merecido pequenas notas de rodapé no jornal das nossas memórias.
Este blogue vai mudar isso.

A "Geração Tio Patinhas" vai ser uma aposta forte do "Regressso ao Eldorado".
Mas vai haver mais:

Em primeira mão, só para ti, confrade, revelo aqui e agora, que o novo blogue vai ter 9 rubricas fixas, a publicar diariamente ao longo da semana, exceptuando sábados, domingos e feriados em que deixarei o passado de lado para viver o presente.

Cinema, novelas, reclames antigos, vídeos dos anos 80, tesourinhos fascinantes e histórias de infância com fotos amareladas, de tudo isto se vai fazer o "Regresso ao Eldorado", a partir de 10 de Maio.

Espalha palavra.

Um abraço.

P.S: Muito engraçada a história do Mickey, da Minie, da Daisy e do Tio Walt, sem o qual o mundo seria menos divertido.

ana v. disse...

Aqui tens mais uma confreira, João Paulo. Espero levar-te muitas vezes para o Cata-Ventos.
Beijinho

E já agora, para que é aquela mariquice das letras, lá em baixo? A mim pediu-me para escrever "Nolys". Ora, se isto vai ser um blog de banda desenhada infantil, era mais lógico ter sido "Noddy"...

João Paulo Cardoso disse...

AV: Este não vai ser um blogue de banda desenhada infantil!
Vai ser um blogue de nostalgia e humor!!

(Autor amuado, desejoso que chegue o dia 10 Maio)

Mad disse...

Então já andamos nos trinos para o blóguio novo e não se avisa os amigos??? Tá mal!

N.M disse...

Voltaste?!!!!Ainda bem....

Migration to the Cloud disse...

Boa!

Pontos altos: tenho que agradecer a parte do aprender a ler. Obrigado!

Pontos nao tao altos: Isto agora pede o raio dos caracteres de autenticacao porque???!!!!

nf