terça-feira, 6 de maio de 2008

Bem-vindos à Nostalgia

Regresso ao Eldorado - Edição nº 01

A ideia ganhava volume na minha cabeça - ao ponto de achar que me tornaria um unicórnio - quando eles apareceram na despedida de 2007 dizendo adeus a 1984.
Eles, os Gato Fedorento, na crista da onda, surfaram a vaga nostálgica mergulhando no futuro que, depois, se saberia vir a ser na SIC.
Foi o derradeiro impulso para idealizar, construir e editar um blogue temático dedicado ao passado.

E que melhor altura para sair à rua e gritar o nome do novo blogue, do que em Maio, o meu mês de eleição, e logo no dia 10, o meu número fétiche?
E assim, 40 anos depois do Maio de 68, nasce o "Regresso ao Eldorado".
E que é, ao mesmo tempo, o regresso de quem escrevia no "Eldorado" e o regresso aos melhores momentos de uma infância, confesso, imensamente feliz.

Humor e Nostalgia
Para aqueles que estão já a pensar que isto assim não terá piada nenhuma, devo antes do mais garantir que o estilo da escrita continuará a ser o mesmo: uma patetice pegada, cheia de erros de português, mais para mais quando o desacordo ortográfico já fez as primeiras baixas.
Sei mesmo do caso de um algarvio que achou "ótimo" esfaquear um trasmontano com um "x-ato" por causa de um eucalipto, perdão... eucalito... isto é... eucalipeto, ou melhor... por causa de um... bolas!

Pois é, meus amigos:
Este vai ser o primeiro blogue português que mistura humor e nostalgia e prometo que fará tão bem ao vosso organismo como o Bifidus Activo ou as l. casei imunitass.
Mas a ambição que norteia este blogue que substitui o velho "Eldorado" é bem maior do que a de ser um mero regularizador do trato intestinal.

O "Regresso ao Eldorado" quer ser um blogue de culto, diferente, para melhor, de outros blogues dedicados à temática das recordações, como os que estão na coluna "Blogoteca Vintage" aí do lado direito e olhem que há aí coisas muito jeitosas.

Então o que é que se pode esperar desta tasquinha de letras, vídeos e fotografias?
Aqui vai o menu dos primeiros petiscos para que tenha uma ideia.

Geração Tio Patinhas - Se tem entre 25 a 40 anos, muito do que sabe da vida foi-lhe transmitido na infância e na adolescência por patos, ratos, cães e papagaios criados, na sua maioria, por Walt Disney e fará parte da chamada "Geração Tio Patinhas".
Se houve quem inventasse a "Geração Heidi" também eu posso inventar esta parvoíce a ser publicada em cromos coloridos, como se fosse da Figurine Panini.
Mas antes resolvi explicar aos leitores do "Regresso ao Eldorado" - num texto dividido em duas partes - a importância que as revistinhas do Tio Patinhas tiveram nos meus verdes anos.
A primeira parte está publicada algures lá em baixo. A segunda será publicada em breve e depois é só coleccionar os cromos.

Museu dos Reclames - Vídeos e memórias opacas dos velhos anúncios de televisão quando só haviam três canais em Portugal: A RTP 1 e 2 e o Canal Caveira.
Lembra-se dos glutões? Das bombocas? Do Restaurador Olex?
Pode ser que voltem a brilhar nestas páginas digitais, é esperar para ver.

Era uma vez em... - Postais antigos de Portugal, se possível a preto e branco, sempre com poucas palavras. Na verdade serão apenas identificados o nome do local, a época e o sítio da internet de onde foram surripiados.
Entendam esta rubrica como um local para descansar a vista e fazer correr a imaginação.
A propósito desta frase lembrei-me de um mote excelente para um próximo anúncio da Nike, que até poderia estar na rubrica ali de cima... Que tal a Nicole Kidman a correr por montes e vales, nuazinha, só com uns ténis, seguida da frase "Nike - Faz Correr a Imaginação"?
Uma ideia que deixo aqui de graça. As próximas são a pagar.

Anos 80 Revival - Durante 52 semanas, um ano inteirinho, a recordação dos temas pop mais orelhudos dos anos 80.
Começámos com os Secret Service e "A Flash in the Night", já publicado aí em baixo.
Seguem-se outros temas surripiados ao Youtube, e só espero que tenha umas boas colunas para manter de pé a nostalgia dançante.

O Pequeno Johnny - Pela primeira vez na internet, todas as ridículas histórias de infância deste vosso amigo, quando era mais pequenote do que o Marques Mendes e usava longos cabelos encaracolados, tipo Alice no País das Maravilhas.
Prometem-se momentos de verdadeiro embaraço com a publicação de velhas fotos amareladas que já deveriam ter sido queimadas há muito tempo.
E tudo começou no já longínquo 21 de Maio de 1971...

Divas de Hollywood - Há muito, muito tempo, muito antes da Angelina Jolie e da Nicole Kidman, os homens suspiravam por belas actrizes como Marilyn Monroe, Brigitte Bardot ou Sophia Loren.
Fichas coleccionáveis cheias de glamour.

Tesourinhos Fascinantes - Lembra-se dos tempos do cubo mágico? Das cassetes que gravavam as músicas da rádio? Dos escudos e dos centavos? Dos mil e um movimentos que fazíamos com um io-iô?
Esta é a rubrica dos tesourinhos perdidos, todos fora de moda, mas ainda e sempre fascinantes.

E haverá ainda tempo para recordar grandes datas de grandes marcas, gente que merece ficar na história e até mesmo um espaço mensal para satirizar o presente.
Chamar-se-á "Regresso ao Futuro" e será mais ou menos o que eu fazia na outra tasquinha que fechou portas a 30 de Abril.

Feitas as apresentações, resta usar os dedos para martelar o teclado, de segunda a sexta-feira, para estar mais perto de si.
Para já, deem-me mais algum tempo para afinar a máquina... digamos... até quarta-feira.

Nesse dia haverá nova viagem na máquina do tempo.
Venha comigo assassinar saudades.

Nenhum comentário: