sexta-feira, 16 de maio de 2008

Museu dos Reclames # 01 - Coca-Cola, Sensação de Viver

Regresso ao Eldorado - Edição nº 10

info: A Coca-Cola foi criada pelo farmacêutico John Pemberton em 1886, há mais de 120 anos.
O anúncio abaixo é de 1988, cortesia MistérioJuvenil.com/YouTube. Portugal era governado por Cavaco Silva e a Dora voltava a vencer o Festival da Canção. Eu tinha 17 anos e estava nos últimos anos de secundário no Montijo. Quando passava este "Sensação de Viver" na televisão, sentia-me um pouco mais vivo e, claro, dava imensa vontade de beber uma Coca-Cola geladinha.

"Primeiro estranha-se, depois entranha-se" sugeria Fernando Pessoa para slogan daquela que os mais radicais de esquerda consideravam "a água suja do capitalismo".
A verdade é que este adocicado sabor com bolhinhas frenéticas sempre fez parte da história de todos nós, inclusive dos bosquímanes que a viram cair do céu, qual dádiva divina em "Os Deuses Devem Estar Loucos".

Nunca fui um grande bebedolas de Coca-Cola - hoje até a desprezo por ser tão gaseificada- e, como nunca gostei de maiorias incontestáveis, até dizia à boca pequena que preferia a Pepsi.
Na verdade, dificilmente detecto alguma nuance de sabor entre estes dois xaropes calóricos, mas hoje posso garantir que a Coca-Cola tem um sabor mais apurado.


Memórias gostosas, como poderia dizer o escurinho do "Na Roça com os Tachos", são aquelas de alguns dias de Verão passados... em casa.
Pais fora, no Algarve, e eu ali de castigo, não numa cave com o resto da criação de monstros alados felizmente, mas num terceiro andar feito gabinete de estudo para exames que, de vez em quando, ficavam para fazer em Setembro.
Então agarrava num punhado de escudos e ia até ao Pingo Doce comprar uma garrafa de Coca -Cola daquelas de dois litros, que nem dava para agarrar bem, mas que se bebia com infinito prazer nas quentes tardes de Agosto enquanto era massageado por duas tailandesas.
Isto das duas tailandesas é no gozo.
Costumavam ser três.

Hoje há latas de Coca-Cola, Coca-Cola Light, Coca-Cola Zero ou Coca-Cola Tudo, mas a imagem de marca foi, é, e será sempre a garrafinha com corpinho de Jennifer Lopez.
Alguns de nós chegaram mesmo a utilizar a
sexy garrafinha para aqueles jogos de "Verdade ou Consequência" e, digo-vos, isso era algo que gostava de ver implementado na Assembleia da República ou no futebol português.
Há quem consiga enganar um polígrafo, mas ninguém consegue enganar uma garrafa de Coca-Cola.

Segunda-feira há nova viagem na máquina do tempo.
Venha comigo assassinar saudades.


2 comentários:

Patrícia disse...

e passar disto a duas linguas que falam e um olho é triste!

João Paulo Cardoso disse...

Patrícia:
O administrador deste blogue também considera o último anúncio da Coca-Cola deveras deprimente.

Olhos e línguas por ali aos bocados... terá passado por ali algum estripador?

Olhos e línguas que falam... pff... ainda se fossem umas mamocas...

Beijos.