sexta-feira, 23 de maio de 2008

Tesourinhos Fascinantes # 01 - O Cubo Mágico

Regresso ao Eldorado - Edição nº18

Muito antes das tabelas de Sudoku e dos impressos do IRS, houve um quebra-cabeças que se tornou rei e senhor dos nossos tempos livres, o Cubo Mágico.

A geringonça foi inventada em 1974 por um húngaro que, reza a lenda, baseou-se no nosso 25 de Abril...
"Olha! Uma revolução dos cravos em Portugal! Cravos... cravos... cubo mágico! É isso"!

Só que o dito cubo, digo o dito cujo, só arrebentou em força nos anos 80 em Portugal.
Primeiro rebentou, depois muitos rebentaram com ele, porque a traquitana exasperava quem se atrevia ao reque-reque agregador de faces cromáticas.

Eu próprio andei às turras com um cubo mágico e, se é verdade que ele nunca se deixou montar totalmente (esta frase ficou um bocadinho estranha...), eu também não me deixei ficar.
Como muitos outros trintões e quarentinhas, chegou uma altura em que eu agarrei na coisa ( esta também não soou bem...) e desmembrei-a, pensando que seria depois mais fácil colocar as seis faces coloridas bem ordenadas.
Nããã.... e era uma vez um cubo mágico.

Outra brilhante ideia que a malta tinha era a de descolar os autocolantes coloridos e colar os amarelinhos todos na mesma face, os vermelhos, os azuis e por aí adiante.
info: o Cubo Mágico, um quebra-cabeças tridimensional também chamado Cubo de Rubik, foi criado por Ernõ Rubik, um húngaro, em 1974. Já foram vendidas mais de 900 milhões de unidades em todo o mundo.

Mas nem todos desistiam tão facilmente e por toda a parte chegavam ecos de feitos cada vez mais heróicos:
  • Pessoas que conheciam pessoas que tinham feito o cubo.
  • Gente que tinha resolvido o cubo sem recurso a drogas.
  • Gajos de óculos de fundo de garrafa que resolviam o cubo em poucos segundos.
  • Cromos que eram convidados para resolver o quebra-cabeças no "Passeio dos Alegres"do Júlio Isidro.
  • Competições europeias e campeonatos do mundo.
Lembro-me que, depois de ficar estupefacto com estas notícias, levantava o fofo do sofá e voltava para junto do meu velho cubo por resolver, sentindo-me imensamente obtuso, capaz de escrever uma carta para o Ministério da Educação para pedir uma reinscrição na Escola Primária.

A moda passou e não há, no remanso do lar, vestígios de tão peculiar objecto.
E foi assim, felizmente, que a Knorr voltou a ter os melhores cubos lá de casa.

Segunda-feira há nova viagem na máquina do tempo.
Venha comigo assassinar saudades.

Nenhum comentário: