quinta-feira, 29 de maio de 2008

Museu dos Reclames # 02 - Restaurador Olex

Regresso ao Eldorado - Edição nº 26

"Um preto de cabeleira loira ou um branco de carapinha, não é natural".
Começava assim um dos mais populares anúncios dos anos 70, longe de imaginar que os anos 80 consagrariam o imenso artista popular Serafim Saudade e os anos 90 o futebolista Abel Xavier, também conhecido por Chewbacca ou Avô da Heidi.

E se hoje é comum homens e mulheres pintarem o cabelo até de azul à Wanda Stuart ou com uma madeixa verde à Maria José Valério, antes recorria-se a esse produto milagroso que era o Olex, o restaurador que se vendia nos Restauradores e um pouco por toda a parte.

O restaurador que se salpicava pelo couro cabeludo como se estivéssemos a temperar uma salada, ainda hoje se vende, sendo um produto da Couto S.A., a mesma da também mítica Pasta Medicinal Couto que andava na boca de toda a gente.
info: O anúncio retirado do YouTube é dos anos 70. O actual Restaurador Olex é vendido numa embalagem de 250 ml, envolta em cartonagem com folheto incluso e é comercializado pela Couto S.A., uma empresa que nasceu no Porto em 1918.

Em 2005, uma directiva comunitária proíbe o uso de acetato de chumbo na composição dos cosméticos, e surge o novo Restaurador Olex que se pode aplicar três a quatro vezes por semana, depois de lavar a cabecinha e secá-la bem com uma toalha ou um secador.

Diz a Couto - que bem poderia usar o gadelhudo futebolista Fernando Couto para publicitar os seus produtos - que o restaurador tem o mesmo efeito de pigmentação que a melanima e, digo eu, também parece ser capaz de atrair umas quantas melgas e gafanhotos, não sei.

Destaque final para outra das frase míticas do mítico anúncio que, em apenas14 segundos faz-nos sorrir mais do que todas as séries dos "Malucos do Riso", "Batanetes" e afins:
"O que é natural e fica bem é cada um usar o cabelo com que nasceu".

Está explicado porque é que alguns homens voltam a ser carequinhas como os Nenucos...

Amanhã há nova viagem na máquina do tempo.
Venha comigo assassinar saudades.

2 comentários:

Sofia K. disse...

Não é do meu tempo, mas já conhecia! O que me divertem os teus textos!

Só faltou pôr aquela música do... 'é dos carecas que elas gostam mais!'

beijos

otavio disse...

fui este ano ver as festas do s.joão e entrei numa drogaria e comprei 3 embalagens de restaurador olex mas o que é certo é que ja gastei uma embalagem e estou na mesma o cabelo não muda nada sera que o produto esta falsificado,alterado,ou sera do meu cabelo.Se alguem souber algo do porque agradeço que me informe por email ou tel.212684376----919564825 otavio ferreira sesimbra m.obrigado